TERAPIAS HOLISTICAS - POS SESSÃO

Sobre o Xamanismo

TERAPEUTA FACILITADORA RESPONSÁVEL: GABRIELA SIERRA CERVELIN - https://www.facebook.com/gabicervelin

**************************************************************************************************************************

Reflexologia podal :

A Reflexologia dos Pés é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio. A Reflexologia dos Pés tem como principal objetivo atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções do corpo, através da pressão nas zonas reflexas dos pés. É utilizada também para re-equilibrar o corpo, reduzir tensões, atingir o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea e dissolver os cristais de cálcio e ácido úrico depositados nos pés.

 

Massagem facial:

Trabalha especialmente a musculatura do rosto, ativando a circulação e dissolvendo os pontos de tensões no corpo, e assim cada movimento promoverá uma harmonia para o rosto e sensação de alívio. Rejuvenesce a pele e elimina dores de cabeça.

 

Tui-ná:

É uma técnica muito eficaz em casos ortopédicos, principalmente para dores de origem musculoesqueléticas na coluna lombar, torácica e cervical; em caso de cefaleia de origem tensional e tensão muscular originada por estresse. Essa técnica diminui muitas vezes a necessidade do uso de medicamentos (ou tempo de uso) com seus respectivos efeitos colaterais.

 

Geoterapia:

É o uso da argila, terra ou o barro como forma terapêutica, remonta à alvorada da civilização, onde o homem dispunha já, para se curar, de um trio que jamais foi contestado quanto à sua eficácia no decorrer da história, ou sejam, as plantas, a água e a argila. Aplicavam-se igualmente lamas quentes, provenientes do Nilo, por exemplo, para tratar deformações reumáticas. -Troca de energia com a área afetada: quando aplicada externamente ou quando ingerida, a argila é capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na área doente e transmitir a sua energia de elevada qualidade vital. -Equilíbrio térmico: o equilíbrio da temperatura ocorre graças ao efeito dissipador de calor produzido pela compressa de argila fria. Esse efeito é bem conhecido na hidroterapia. Ação vitalizante: esse efeito é mais claro no uso interno da argila, que fornece a sua carga energética ao organismo mesmo quando ingerida em pequena quantidade, como em geral é recomendado. A ação neste caso é do tipo "homeopático", pois torna o organismo mais saudável e dinâmico. As máscaras são muito usadas em tratamentos estéticos para eliminar toxinas, limpar e tonificar a pele. Aplicação na estética: No rosto, pescoço, mãos e braços, para eliminar manchas senis e espinhas Estas argilas podem ser usadas em banhos, máscaras e cataplasmas. As cataplasmas devem ser usadas no tratamento de edemas, picadas de insetos e distensões musculares.

Aplicação em órgãos, coluna, músculo.

 

Ventosaterapia:

Uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele.

Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.

 

Moxabustão:

O calor da moxabustão é extremamente penetrante, tornando-se eficaz quando há menos circulação, condições frias e húmidas, além da deficiência do Yang. Quando aplicada aos pontos de acupunctura específicos com deficiências do Yang, o corpo absorve o calor recuperando mais rapidamente o Qi (energia) do Yang do corpo e o “fogo ministrial” fonte de todo o calor e energia do corpo. As folhas frescas da planta Artemísia são colhidas na primavera e expostas ao sol para secarem, em seguida são trituradas, examinadas e filtradas para remoção de areia ou talos mais grosseiros, posteriormente, posto de novo ao sol, repetindo-se este processo até se obter a consistência desejada que é um pó fino, macio e claro. Segundo Medicina Chinesa, o frio, vento e umidade são grandes causadores de doenças. Assim como na acupuntura, a moxabustão é capaz de promover o equilíbrio do corpo (homeostase), pois desobstrui os bloqueios de energia, porém, ao invés de agulhas, utiliza aplicações de calor nos pontos meridianos.