Mestre-Irineu.png

Sobre o Santo Daime!

"Com amor tudo é verdade, com amor tudo é certeza. Eu vivo neste mundo, sou dono da riqueza."

Mestre Irineu

O Santo Daime é uma manifestação religiosa que surgiu na região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma Doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental da bebida sagrada enteógena, a ayahuasca. A Doutrina não possui proselitismo, sendo a prática espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização, meios de obter sabedoria.

A Doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de auto conhecimento que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, aprimorando-se como ser humano.

Nos rituais sempre há uma forte presença musical. Onde são cantados os hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena ancestral, na maioria dos locais de culto, além de violasflautasbongôs e atabaques.

 

Raimundo Irineu Serra, o Mestre Irineu e o Santo Daime - Um pouco da Historia e Biografia

 

Aqui fazemos uma ponderação importante:

"*É impossível retratar a riqueza e a historia deste grande homem ou da Doutrina do Santo Daime em parcas linhas, então trazemos aqui uma simples síntese para elaboração do intuito aqui previsto! Sendo a historia da persona Mestre Irineu intrinsecamente ligada a própria historia da Doutrina do Santo Daime! "

Dito isso seguimos o estudo:

​Raimundo Irineu Serra, mais conhecido como Mestre Irineu ou Mestre Império Juramidã nasceu em (São Vicente Ferrer15 de dezembro de 1892 — e faleceu em Rio Branco, em  6 de julho de 1971),

 

A doutrina do Santo Daime Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o então lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamado dentro da doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu. Após conhecer a bebida sacramental chamada de ayahuasca pelos nativos da região Amazônica, Irineu Serra teve uma visão de características marianas, em que um ser espiritual superior lhe entrega a missão do Santo Daime. Sendo a visão espiritual reconhecida como Nossa Senhora Virgem da Conceição, a Rainha da Floresta!

No início do século XX Raimundo Irineu Serra foi mais um dos inúmeros migrantes nordestinos a se mudarem para o território amazônico em busca de oportunidades com o ciclo da borracha. Mas foi depois de várias vivências pelo interior da floresta amazônica, trabalhando como soldado na divisa entre Brasil e Peru, que Irineu Serra conheceu por meio de indígenas da região a bebida sagrada ayahuasca. Após este acontecimento, desenvolveu-se o que lhe foi dado através das visões da Virgem Imaculada Conceição, fundando assim doutrina espiritual do Santo Daime, que possui como sacramento o chá da ayahuasca, cristianizada e rebatizada por ele mesmo, por meio da orientação da Rainha da Floresta como Daime.

 

A doutrina traz na essência cânticos e chamados que guiam e dão força na caminhada espiritual durante a comunhão da bebida sacramental na busca do auto-conhecimento e aperfeiçoamento do caráter individual dentro das escalas social, afetiva e espiritual. O culto é predominantemente Cristão, mas traz consigo todas as divindades de cunho característico do batalhão da Rainha da Floresta, formado por caboclos protetores e orientadores a qual se inclui a mais forte como os Caboclos do Tucum, sendo esta a linha de trabalho do Mestre Irineu. As divindades máximas desta linha estão centradas em Deus e representadas por Jesus CristoNossa Senhora da Conceição, o Patriarca São José e São João Batista.

Mestre Irineu era filho do ex-escravizado Sancho Martino e Joana Assunção, chegou no ano de 1912 ao estado do Acre, com dezenove anos de idade, afro-brasileiro de alta estatura, integrando o movimento migratório da extração do látex em seringais.

Em 1912 vai para Manaus, no Porto de Xapuri, onde reside por dois anos, indo trabalhar posteriormente nos seringais da Brasiléia durante três anos e, em seguida, em Sena Madureira, onde residiu por mais três anos.

De volta a Rio Branco, foi para a Guarda territorial, até chegar ao posto de Cabo, e em seguida participou e passou no concurso para integrar a Comissão de Limites, entidade do Governo Federal que delimitava as fronteiras entre AcreBolívia e Peru, órgão este, comandado pelo Marechal Rondon. E foi o próprio Rondon que nomeou Irineu Tesoureiro da Tropa, um cargo de confiança.

Posteriormente retornou à floresta, de volta ao seringal, conheceu aquele que tornou-se um grande amigo: Antônio Costa.

Mestre Irineu recebeu a tarefa de fundar uma doutrina espiritual, um sincretismo baseado na consagração da bebida consumida desde milhares anos, no contexto da cultura e simbolismo Cristão, utilizando ao mesmo tempo a sabedoria transcendental Indígena, Brasileira, Africana e Oriental. Fundou um centro comunitário em 1930, onde deu início a criação do culto do Santo Daime. Assim, Mestre Irineu e sua doutrina passaram a sofrer preconceitos e perseguições devido a predominância de afro-descendentes entre seus seguidores e pelo medo que as elites de então possuíam relacionados à movimentos tradicionais de origem afro-indígena como o Santo Daime.

Em 1945, os companheiros do Mestre Irineu tiveram a oportunidade de dispor de terras que foram doadas pelo ex-governador e ex-senador José Guiomard dos Santos ao mestre Irineu Serra formando e assim a estabelecer a comunidade, nomeada 'Ciclu - Alto Santo'. Sendo Ciclu a designação de Centro de Iluminação Crista Luz Universal. Neste período Mestre Irineu começou a canalizar mensagens da dimensão espiritual, sob forma de simples hinos, o princípio guiado da doutrina e de sua obra através dos hinos foi nomeado como Cruzeiro Universal. Mestre Irineu era conhecido por ajudar o seu povo e pessoas que eram interessadas em sua obra espiritual através do Amor e da Caridade, e nunca deixou faltar alimento a ninguém da grande comunidade que se reunia ao seu redor. Desenvolveu-se igualmente como curador espiritual, especialmente nas situações onde os medicamentos eram ineficazes e o sofrimento não levava à nada. As terras foram fracionadas ao longo dos anos formando o então hoje bairro "Irineu Serra" em Rio Branco no Estado do Acre, porém ainda forma, no ponto mais alto da cidade, uma das mais belas paisagens naturais.

O culto do Santo Daime desenvolveu-se e cresceu ao redor do Mestre Irineu. Quando em 1971, Irineu Serra voltou para a dimensão espiritual, já era amplamente conhecido pela sua obra sob o nome de 'Mestre Império', e assim foi dado o início de um traçado espiritual para dar o Daime ao mundo inteiro, como os seus hinos o estipulam. Com a morte de Mestre Irineu, alguns de seus discípulos resolveram expandir a doutrina. Como não houve consenso, um grupo de daimistas, entre eles Sebastião Mota de Melo e Francisco Fernando Filho decidiram criar suas próprias igrejas, que se tornaram autônomas em relação ao Alto Santo.

Em setembro de 2006, o Ciclu-Alto Santo foi tombado, por decretos simultâneos do então governador Jorge Viana e do prefeito Raimundo Angelim, como patrimônio histórico e cultural de Rio Branco e do Acre. Foi o primeiro passo para o processo de tombamento da doutrina do Daime como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Em 2006 estimava-se em alguns milhares, os seguidores dessa doutrina no Brasil e no mundo, aproximadamente ou mais de 10.000. E em 2008 o então ministro da Cultura Gilberto Gil encaminhou ao IPHAN um processo para transformar o uso do chá de ayahuasca em patrimônio imaterial da cultura brasileira. E em janeiro de 2010 finalmente o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do chá ayahuasca vetando seu comércio e propagandas que só poderá ser utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam.

Atualmente hoje em 2021 existem igrejas do Santo Daime legalmente instituídos em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Países Baixos, além de grupos que celebram os cultos em países como  USACanadáJapãoArgentinaChileUruguai, Venezuela, Portugal, Itália, Israel e outros!!!

Com isso encerramos esta breve explicação e dizemos! Viva O Divino Pai Eterno, a Rainha da Floresta, Jesus Cristo Redentor, o Patriarca São José, todos os Seres Divinos, o Nosso Mestre Império, toda a Irmandade, e o Santo Cruzeiro.

Paz e Luz!!!!

CEEU Luz da Rainha